Suplementação de beta-alanina e seus efeitos na pratica esportiva
- Ilitch Aquino
- 4 de ago. de 2017
- 1 min de leitura

Na postagem anterior falei sobre os efeitos do bicarbonato de sódio no esporte e a importância no tamponamento para diminuir a acidez nas células musculares, nesta postagem falarei desse efeito na pratica esportiva, porém, junto com a suplementação de beta-alanina. Ela é muito encontrada nos suplementos chamados pré-treino, mas tem em boas quantidades em alimentos como a beterraba, ou mesmo em suplementos de beta-alanina no mercado.
A união da beta-alanina e da histidina (encontrada em maior parte no tecido muscular), resulta na carnosina, um dipeptídeo importante para melhorar o desempenho esportivo. Com a suplementação de beta-alanina, aumentam os níveis de carnosina, melhorando o desempenho esportivo, devido a redução do pH intramuscular durante o exercício, o que proporciona uma maior capacidade de tamponamento de íons de hidrogênio. Estudos mostram que uma suplementação de 2-4g/dia de beta-alanina já apresenta resultados significativos.
A carnosina intramuscular, portanto, possui maiores concentrações em atletas envolvidos em esportes anaeróbicos, como velocistas e fisiculturistas. Refletindo em uma melhoria de desempenho por meio de um aumento do tempo de exaustão e atraso no limiar de fadiga neuromuscular, apresentando melhores efeitos em atividades de alta intensidade.
Receita com boas quantidades de beta-alanina:
1 beterraba média crua (descascada ou não);
3 pedaços médios de melancia;
1 cenoura média crua;
Bater no liquidificador com 300-400ml de água dependendo do tamanho dos alimentos, tomar de 60 a 90 minutos antes da atividade.
Comments